Enfermeiros e técnicos de enfermagem participam de curso de emergências pediátricas

Publicação: 05/11/2018 09:03:09

A capacitação se deve, segundo o Samu, ao aumento do índice de acidentes com crianças

Visando o aperfeiçoamento profissional, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nos dias 30 e 31/10, no auditório do Hospital de Base Ary Pinheiro, o curso de ‘Emergências Pediátricas com Foco em Trauma’. A formação foi destinada aos enfermeiros e técnicos em enfermagem das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e Corpo de Bombeiros. Participaram também os condutores de ambulâncias do município e de empresas privadas.

O curso foi idealizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço Móvel de Urgência (Samu) após constatar o aumento do índice de acidentes com crianças. Diante desse quadro, a coordenadora do NEP, enfermeira Mara Bastos, afirmou que viu a necessidade de capacitar esses profissionais especificamente para atuarem na faixa etária de pediatria. “Se o profissional se deparar com uma emergência que envolva um menor de idade, ele saberá agir e intervir oferecendo um melhor atendimento”.

Foram capacitados 80 profissionais, divididos em duas turmas. O grupo teve aulas teóricas e práticas. Na abordagem prática, eles aprenderam a realizar imobilização, como tirar a criança de um bebê conforto de maneira mais fácil e rápida, o modo de usar o colar cervical, entre outros temas.

“Eles foram instruídos para ter destreza, equilíbrio emocional e humanização no atendimento”, pontuou a coordenadora, enfatizando a importância da capacitação profissional para que os técnicos aprendam detalhes que podem fazer a diferença na hora de salvar uma vida.

Comdecom