ALERTA CIEVSCuidados que devem tomar durante o período de chuvas fortes, inundações e enchentes.

08/Jan/2019 - 16:59

ALERTA CIEVS

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, através do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), considerando o nível de água do Rio Madeira nos dias atuais, faz-se um alerta aos munícipes para os cuidados que devem tomar durante o período de chuvas fortes, inundações e enchentes.

Quando um desastre de origem natural acontece, devemos tomar todos os cuidados possíveis para evitar a transmissão de doenças e preservar a nossa saúde.

O objetivo do alerta é evitar o risco de contágio de doenças infectocontagiosas transmitidas pelo contato com a água de áreas com inundações, enchentes e transbordamento de esgotos e rios, normalmente com presença de diversos vírus e bactérias nocivos à saúde humana e alertar para prevenção de acidentes por animais peçonhentos que surgem nessas condições.

As enchentes e inundações provocam verdadeiros transtornos e desastres para a população. Além das perdas materiais, há ainda uma série de problemas físicos, como possíveis choques elétricos, acidentes e afogamentos. Além disso, uma série de doenças que podem surgir devido ao contato direto com as águas contaminadas das enchentes e alagações, citamos algumas delas:

Leptospirose

Causada pela bactéria Leptospira interrogans, é uma doença transmitida em sua maioria das vezes pela urina de ratos. A bactéria penetra na pele e mucosas dos seres humanos quando em contato com a água ou lama das enchentes.

Saiba mais acesse: FOLDER LEPTOSPIROSE

Febre Tifóide

Causado pela bactéria Salmonella typhi, a transmissão da febre tifoide se dá por meio de água e alimentos contaminados ou contato com pessoas doentes. É uma doença exclusiva dos seres humanos, cuja única porta de entrada é o sistema digestivo.

Hepatites A e E

Causada pelo vírus da hepatite e caracterizada por uma infecção hepática, a Hepatite é transmitida pela água e alimentos contaminados ou mesmo de uma pessoa para outra.

Dengue

Causada pelo próprio vírus da dengue, que pode ser dos tipos 1, 2, 3 e 4, a dengue se dá por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti que se prolifera em águas paradas.

Cólera

A bactéria Vibrio cholerae é a causadora da cólera.

Seu principal sintoma é uma intensa diarreia causada por uma toxina liberada pela bactéria.

CIEVS PORTO VELHO

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Porto Velho (CIEVES/PVH) é uma unidade componente da Rede Nacional de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública tendo como objetivo detectar, monitorar e coordenar a resposta às emergências em Saúde Pública. Portanto, CIEVS/PVH atua nos eventos capazes de constituir ameaça à Saúde Pública, como doenças de notificação compulsória imediata, surtos ou epidemias, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza e eventos em massa.

Disk CIEVS – Notificações: Telefone – 39012835 ou 0800.647-1010.

E – mail: cievs.semusa.portovelho@gmail.com

Acesse os links abaixo e saiba mais:

- COMO AGIR EM CASO DE ENCHENTES

- ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS DURANTE E APÓS PERÍODOS DE ENCHENTES

- CARTILHA DE ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO NO PERÍODO DE ALERTA DE CHUVAS INTENSAS

- ORIENTAÇÕES PARA O TRATAMENTO INTRADOMICILIAR DA ÁGUA DE CONSUMO HUMANO EM SITUAÇÕES DE DESASTRES

.