Maternidade Municipal Mãe Esperança realizou 3.697 partos em 2018

11/Jan/2019 - 11:30

Unidade também recebeu reparos e novas centrais de ar-condicionado

A Maternidade Municipal Mãe Esperança em Porto Velho registrou de janeiro a dezembro de 2018, a realização de 3697 partos, sendo 2.618 partos normais e 1.012 cesáreos. Totalizando 1929 bebês do sexo masculino e 1768 do sexo feminino. O mês de maior registro de nascimentos foi em abril com 335 e na sequência outubro com 334 nascimentos.

O trabalho realizado na MMME, é referência na assistência ao parto humanizado. Em que a gestante recebe todos os cuidados necessários e tem a possibilidade de ter um acompanhante de sua escolha para participar de todas as atividades do trabalho de parto até o nascimento. Tudo com apoio de uma equipe multidisciplinar que presta também orientações na hora da amamentação.

A inclusão da maternidade na rede cegonha que possibilita todos esses atendimentos é outro diferencial, assegurando a mulher o acolhimento e redução da mortalidade materna e neonatal. Através da rede a unidade oferta também as mulheres o planejamento reprodutivo. Em 2018 foram 344 inserções de DIU pós-parto (Dispositivo Intra Uterino) e 231 laqueaduras.

Também é disponibilizado as crianças o teste da orelhinha que no ano passado totalizaram 3.688 exames que possibilitam detectar precocemente problemas auditivos em bebês.

A diretora da maternidade explica que os partos normais são priorizados. “As cesáreas só ocorrem na unidade quando existe uma indicação médica para o procedimento, o trabalho da equipe é garantir que a mulher esteja em um ambiente seguro e acolhedor.” Disse, Marilene Penati.

Reparos e climatização

Em 2018 a MMME passou também por reparos, foi realizada a adequação dos vestiários e banheiros masculinos e femininos da entrada do centro cirúrgico e também adequação de uma sala de cirurgia.

Além disso a unidade recebeu 28 novas centrais de ar-condicionado que possibilitaram mais conforto no atendimento as pacientes e também melhores condições de trabalho aos servidores.