Semusa investe em melhorias para oferecer saúde mental

28/Nov/2019 - 22:38

A programação da administração municipal para apresentar melhorias na saúde de Porto Velho teve continuidade na manhã desta terça-feira, 26, com a celebração dos 10 Anos do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas - CAPS AD.

Na semana passada, o prefeito Hildon Chaves anunciou a contração emergencial de profissionais na área da saúde, além de reforma e ampliação de unidades de saúde, tanto da zona urbana como da zona rural.

O CAPs AD, chegou ao seu décimo aniversário de novo visual, pois, passou por pintura, reparo na rede elétrica, instalação hidráulica, esgoto, cobertura para evitar vazamentos e infiltrações além de reparos em estruturas e esquadrias.

Segundo a secretária municipal de saúde Eliana Pasini, que participou da solenidade de comemoração, a Semusa está sempre buscando melhorias para as unidades de saúde. "Nossa meta é levar cada vez mais um serviço de qualidade à nossa população", destacou ela.

Presente ao evento, o secretário municipal de Assistência Social e Família (Semasf) Claudi Rocha, destacou a importância das atividades desenvolvidas no CAPs. AD. "O trabalho desenvolvido pela assistência social precisa sempre da parceria da saúde e da educação".

Atendimento das 7h às 20h

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Semusa, Dionéia Martins, o CAPs AD ao receber benfeitorias, garante mais conforto para o acolhimento dos pacientes. "Quem procurar esse equipamento de saúde será acolhido da melhor forma possível, inclusive não precisa de encaminhamento médico para o atendimento inicial".

Depois de ser acolhido por um enfermeiro, psicólogo ou assistente social, o dependente químico é encaminhado para o clínico geral e psiquiatra para começar o tratamento. O horário de funcionamento do CAPS é das 7h às 20h.

Além das consultas individuais, que variam de acordo com o caso, girando em torno de 10 a 40 minutos, são realizadas atividades com grupos terapêuticos em parceria com o Grupo de Narcóticos Anônimos, sociedade sem fins lucrativos, que motiva dependentes químicos a largar o vício das drogas.