CORONAVÍRUS (COVID-19)
Disk CIEVS

CORONAVÍRUSMaternidade Mãe Esperança suspende exames e consultas ginecológicas

24/Mar/2020 - 19:23

Serviços de ginecologia estão suspensos para que as equipes permaneçam focadas em atender os casos emergenciais

Com a preocupação de proteger suas pacientes, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), sob orientações do Dr. Diego Cesar Forte, suspendeu nesta terça-feira (24) todos serviços de ginecologia, para que neste momento, as equipes permaneçam focadas em atender os casos mais urgentes.

Neste momento de enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19), é necessário evitar o número de pessoas aglomeradas em todas as unidades de saúde, incluindo a maternidade Mãe Esperança. Por isso ficou determinado que todos os atendimentos, exames e consultas relacionados à ginecologia estão suspensos.

PRIORIDADE

Todos as equipes estarão preparadas para atender os serviços de urgência, como partos, abortos e sangramentos nas gestantes. Mulheres grávidas que apresentarem quadros de febre, tosse e dificuldade para respirar (sintomas do coronavírus), as equipes estarão preparadas para realizar o atendimento na maternidade.

De acordo com a secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penatti, a medida visa proteger as mulheres para que não contraiam o novo coronavírus e tenham os seus filhos em segurança.

"É muito importante que temos consciÊncia da nossa responsabilidade indivudual, a única forma de combater essa propagação é manter o isolamento social, ficando em casa, estamos preocupados com as nossas grávidas e queremos proteger-las elas e os seus bebês, por isso reforçamos para elas não vão as unidades de saúde sem de fato que tenha algum sintoma considerável, só indo às emergências quando apresentar algum sintoma do coronavírus a maternidade está aberta para que as mães tenham seus filhos com segurança", enfatizou a secretária

Já para o Dr. Diego Cesar Forte a maternidade visa priorizar os atendimentos, onde os casos de menor urgência serão suspensos para dar lugar aquelas que, neste momento, precisam com urgência de atendimento.

“É muito importante que a população entenda que nesse momento de pandemia e de tanta insegurança entre todos, os serviços de saúde incluindo a nossa maternidade se reservem a atender quem de fato não pode esperar, os casos de urgência. Portanto nos próximos dias não procurem atendimento se o seu caso não for urgência ou emergência”, orientou o médico.

Lembrando que a melhor maneira de proteção contra o coronavírus (Covid-19) é que as gestantes permaneçam em quarentena em suas casas, só procurando a maternidade, em situações de urgência, assim evitando aglomerações na unidade e contribuindo com a não propagação do vírus.

Para tentar ajudar as pacientes neste momento, a maternidade disponibiliza telefones, onde um médico obstetra estará orientando e tirando dúvidas.

Telefones

(69) 9 8473 – 4243
(69) 9 8473 – 4788

logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho