CORONAVÍRUS (COVID-19)
Disk CIEVS

SANTO ANTÔNIOSemusa retoma oficialmente atividades na Unidade de Saúde da Família

27/Ago/2020 - 09:36

Sem aglomerar, a secretaria realizou uma pequena cerimônia para agradecer todos os envolvidos na mudança da unidade

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) retomou oficialmente as atividades na Unidade de Saúde da Família (USF) Santo Antônio, localizada no bairro Triângulo, em Porto Velho. Uma pequena cerimônia, sem aglomeração, foi realizada na manhã desta quarta-feira (26) na unidade como forma de agradecimento a cada um dos profissionais e instituições que participaram da mudança.

As atividades na USF Santo Antônio ficaram suspensas por um breve período, tempo necessário para a mudança de endereço da unidade, que saiu da frente do cemitério para um imóvel dentro na antiga Sedam (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental), na Estrada de Santo Antônio, 5323.

Os atendimentos em novo espaço foram retomados ainda em junho. Para isso foi necessário o envolvimento e comprometimento de uma série de pessoas e instituições, entre elas a Sedam, que através de um termo de cooperação cedeu o imóvel para o funcionamento da unidade.

Presente na cerimônia, o secretário adjunto da Sedam, Edgar Menezes Cardoso, ressaltou a importância da causa e a satisfação em colaborar com a saúde da população. “Tem motivo melhor para ocupar esse prédio do que oferecer serviços de saúde para as pessoas? Esse prédio estaria fechado e agora está sendo ocupado por uma causa mais do que necessária. A Sedam está satisfeita em poder contribuir com a Semusa e com toda a sociedade”.

A diretora da unidade, Eliana Cunha, agradeceu também a colaboração das empresas Kapital e Columbia que ajudaram na mudança da unidade. “Também agradecemos as secretarias de Educação, Serviços Básicos, Emdur, Coordenadoria de Informática e todos os profissionais de saúde que contribuíram para que essa mudança acontecesse”.

Representando o Departamento de Atenção Básica (DAB), Igor Amorim, destacou a melhoria de ambiente, tanto para os trabalhadores da saúde quanto para a população que busca atendimento. “Nossa unidade funcionava em um prédio muito antigo, com espaço limitado, agora estamos com um ambiente amplo e agradável que proporciona maior bem estar para todos”.

A secretária da Semusa, Eliana Pasini, fez questão de estar presente para agradecer essa união de esforços. Ela agradeceu primeiramente o empenho do vereador Márcio Miranda, responsável por viabilizar a parceria com a Sedam, e por ter buscado diferentes soluções para a retomada das atividades na unidade. Também agradeceu a Sedam pela cooperação e aos profissionais de saúde lotados na USF.

“Estive por diversas vezes na unidade e vi como estava difícil atender naquele prédio. Estávamos tomando providências quando surgiu o vereador Márcio Miranda com sua boa vontade de ajudar. A Sedam nos deu a oportunidade para escolher o melhor imóvel que se adequasse as necessidades da saúde. Nossos sinceros e especiais agradecimentos aos profissionais de saúde pela sensibilidade e colaboração”.

O novo ambiente também caiu nas graças da população. Segundo a diretora da unidade, o fluxo de atendimento aumentou após a mudança. O auxiliar de serviços gerais, Fernando Maia, 28 anos, esteve na unidade, na manhã desta quarta-feira, em busca de tratamento dentário. Morador da Vila Tupi, ele disse que aprovou a nova unidade. “Ficou mais perto de casa. Venho de bicicleta, não gasto cinco minutos. Aqui é grande e tem uma boa área para esperar”.

A USF Santo Antônio funcionar de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 13h na Estrada de Santo Antônio, 5323, no prédio da antiga Sedam.