SAÚDEBase do Samu em Jaci-Paraná completa um mês otimizando socorro pré-hospitalar

05/Jul/2021 - 14:24

Serviço vem garantindo mais chances de sucesso a pacientes e feridos da região

O Samu registrou aumento de 53% dos atendimentos na regiãoA nova unidade do Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu), em Jaci-Paraná, vem mudando a dinâmica pré-hospitalar na região. Desde a inauguração, no dia 1º de junho, o distrito passou a contar com uma base própria para o transporte e socorro de pacientes até unidades hospitalares de Porto Velho, distante cerca de 100 quilômetros.

Só no primeiro mês, o Samu registrou aumento de 53% dos atendimentos na região. Com a nova base de extensão, os procedimentos passaram a ser feitos de forma mais ágil, representando menos tempo entre o primeiro contato e o atendimento no local da ocorrência.

Antes da instalação da unidade, os moradores, que necessitassem de um serviço de urgência e emergência, tinham à disposição somente o transporte da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no distrito.

Segundo Raymison Correa, gerente do Samu, os equipamentos específicos de uma unidade móvel de urgência agora ampliam as chances de sucesso do atendimento.

Raymison Correa, gerente do Samu“Uma unidade bem equipada permite agora que o paciente ou ferido tenha mais chance de sobrevivência, uma vez que ele contará com um serviço pré hospitalar de excelência durante todo o trajeto até o Pronto Socorro da capital”, relata o gerente.

O trajeto do distrito até a capital dura cerca de uma hora e é monitorado pelo sistema Vsky, uma plataforma moderna e acessível que permite acompanhar, em tempo real, o andamento das ocorrências via satélite.

A ferramenta permite coletar e enviar as primeiras informações da ocorrência à equipe da ambulância mais próxima, garantindo mais agilidade no socorro. Durante o percurso, é possível constatar o trajeto, a localização das ambulâncias e a velocidade dos veículos.

ATENDIMENTOS

A nova base conta com duas ambulâncias que atendem 24 horas. Entre as ocorrências mais frequentes destacam-se feridos por armas de fogo e armas brancas, infartos, partos e acidentes fatais.

A equipe do Samu também é treinada para atender ocorrências domiciliares“Quando analisamos os perfis mais comuns das ocorrências vimos a importância dessa nova unidade. São trabalhos de parto, mal súbitos e vítimas de acidentes rodoviários que agora são atendidas em um tempo mais ágil”, explica o gerente do SAMU.

A base de Extensão do Samu também é treinada para atender ocorrências domiciliares. “Muitas vezes não há necessidade de locomover o paciente até uma unidade hospitalar. Agora, nossas equipes também conseguem realizar e solucionar pequenas ocorrências dentro das casas. Tarefa que só foi possível graças a chegada da oferta da telefonia 192 Samu disponivel ao distrito a partir de Maio de 2021ao distrito”, finaliza.

O Samu de Jaci-Paraná está localizado na rua José Saleh, ao lado da Unidade Pronto Atendimento (UPA) do distrito. Devido à localidade, o serviço também atende a moradores dos distritos de Nova Mutum, Abunã, Santa Rita, União Bandeirantes e Rio Pardo.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Wesley Pontes e Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho