REGULAÇÃOAtendimento no Centro Especializado em Reabilitação só é feito após encaminhamento médico

25/Nov/2021 - 13:30

Pacientes precisam passar previamente por consulta médica em Unidade Básica de Saúde

Entre os atendimentos ofertados estão o de fisioterapia respiratória

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) segue ofertando atendimentos à população de Porto Velho. Os pacientes precisam ficar atentos ao agendamento do serviço.

Entre os atendimentos ofertados à população estão o de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia respiratória, assistência social e psicologia. O serviço é ofertado após comprovada a necessidade por um profissional médico que realiza o encaminhamento ao centro especializado.

“Muitas pessoas vão direto ao CER, mas esta não é a forma correta de conseguir o atendimento. É preciso que o paciente passe antes por uma consulta médica em alguma de nossas unidades básicas de saúde”, orienta Kaio Henrique, gerente do Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Após o encaminhamento, o paciente deve procurar a Central de Regulação Médica, que funciona nas próprias unidades de saúde. “Com esta medida evitamos que o usuário tenha custos desnecessários e facilitamos o acesso ao serviço”, ressalta o gerente do departamento.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) é uma unidade da Prefeitura de Porto Velho, mantida 100% com recursos próprios. Desde outubro de 2020, oferece tratamento específico para pessoas curadas da covid-19.

Texto: Semusa
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)