www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo

JULHO AMARELO
Workshop de Hepatites Virais reúne profissionais da saúde municipal e estadual

07/Jul/2023 - 12:30

A capacitação durou dois dias e foi realizada através de parceria entre Semusa e Agevisa

Participantes tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais sobre a prevenção, diagnóstico, tratamento e controleFinalizou nesta sexta-feira (7) o Workshop de Hepatites Virais, realizado através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa). A capacitação durou dois dias e foi direcionada a estudantes e profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários.

Na ocasião, também foi realizada a abertura da Campanha Julho Amarelo, instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 que busca reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Estiveram presentes representantes da Semusa, do Governo do Estado e de instituições sociais que atuam no combate à doença, como a Associação Beradeiro.

Durante o workshop, os participantes tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais sobre a prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dessas infecções. Entre os temas abordados na programação, estão a apresentação do perfil epidemiológico das hepatites virais no estado de Rondônia e a importância da imunização à hepatite B.

Agente comunitária de saúde há quase 20 anos, Carmem Rodrigues compartilhou que o treinamento contribui na identificação precoce dos casos, na implementação de estratégias de prevenção eficazes e na melhoria da assistência aos pacientes infectados.

Marilene Penati ressaltou que é essencial que profissionais estejam capacitados e atualizados“É como dizem: quanto mais cursos, mais a gente vai aprendendo e mais temos conhecimento. Tem muitas coisas que nós não temos noção de como proceder, onde indicar o paciente e orientar o atendimento, e assistindo esse curso, quando nós vamos para a nossa área, temos como passar isso para o paciente, porque estamos capacitados”.

A secretária-adjunta, Marilene Penati, ressaltou que é essencial que profissionais da área da saúde, especialmente aqueles que exercem o papel de agente comunitário, estejam capacitados e atualizados sobre as hepatites virais, uma vez que essas doenças apresentam riscos significativos para a saúde pública.

“O contato de cada um de vocês (agentes comunitários de saúde) com as famílias que estão sob a tutela de vocês, que dependem dessa assistência, é fundamental, porque não adianta oferecer a vacina mas não conscientizar a população sobre a importância delas. A hepatite B é prevenível, nós temos como evitá-la, e é necessário que nós tenhamos consciência da nossa grande responsabilidade, para que a gente possa de fato erradicá-la”.

Além do workshop, outras ações de prevenção a doenças, reabilitação de pacientes e capacitações profissionais são desenvolvidas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Semusa e da Agevisa. O diretor-geral da Agevisa, Coronel Gilvander Gregório, destacou a parceria.

“A Agevisa é uma entidade municipalista, e o trabalho com os municípios é um trabalho para fortalecer relação estado e município e, com isso, a sociedade ser melhor assistida, atendida e observada. Essas parcerias funcionam porque essa irmandade entre os entes fortalece ações, estratégias e propostas, e o trabalho fica melhor executado quando mais mãos são envolvidas nos projetos”.

HEPATITES

As hepatites virais são inflamações do fígado que podem ser causadas por diferentes tipos de vírus, incluindo os vírus A, B, C, D e E. Essas infecções podem ser transmitidas por meio do contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas contaminadas e até mesmo de mãe para filho durante a gravidez ou o parto.

Texto: Taís Botelho
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI