www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo

BALANÇO
Programa Saúde na Escola já beneficiou cerca de 34 mil crianças em Porto Velho

11/Set/2023 - 10:43

Projeto visa promover a prevenção e reabilitação da saúde e bem-estar dos pequenos

Orientações sobre escovação fazem parte das açõesEm seis meses, aproximadamente 34 mil crianças das escolas da rede pública municipal e estadual foram beneficiadas com atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). O projeto é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), que visa intensificar o desenvolvimento dos pequenos por meio de estratégias de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar.

Durante o ano inteiro, as equipes da Semusa desenvolvem diversas atividades que integram saúde e educação, com o objetivo de incentivar o autocuidado entre as crianças e minimizar riscos de doenças, através de estratégias individuais e coletivas. Entre elas está a iniciativa de cuidados com a saúde bucal, um dos pilares do programa, que já foi incentivado por diversas Unidades de Saúde da Família (USF), como Agenor de Carvalho, Caladinho e Nova Mutum.

“A escovação, juntamente com a orientação em saúde bucal, faz parte das ações desenvolvidas no Programa Saúde na Escola. Essa já é uma atividade frequente da equipe odontológica. Nesse sentido, a equipe de saúde que atende o bairro Nova Porto Velho é responsável pelas atividades na Escola Bom Jesus. Durante a escovação supervisionada os agentes de saúde, as técnicas de enfermagem, a enfermeira e a médica realizaram orientação de higiene bucal e auxiliaram a cirurgiã dentista na prática da escovação com os alunos", destacou Camila Freire, médica que atende na USF Agenor de Carvalho.

De janeiro a agosto deste ano, mais de 90 escolas foram contempladasAo todo 37 unidades de saúde do município realizaram 8.496 atividades, e as ações são feitas dentro e fora das redes de ensino, sejam elas da zona urbana ou rural, na capital ou nos distritos. Entre os 13 temas abordados, estão a atualização do esquema vacinal, alimentação saudável, promoção às práticas de atividades físicas, prevenção das violências e dos acidentes, combate ao uso de drogas e álcool, saúde mental e orientação sexual.

De janeiro até agosto, 91 escolas foram contempladas com atividades que visam a promoção da saúde e bem-estar dos estudantes, sendo 74 municipais e 17 estaduais. A meta é beneficiar cerca de 60 mil alunos e contemplar o total de 124 escolas até 2024, sendo 89 escolas do município e 35 estaduais.

Segundo a enfermeira e coordenadora do Programa Saúde na Escola da Semusa, Maria de Lourdes, as ações são resultados do trabalho constante dos profissionais para garantir o avanço do programa.

“É gratificante olhar para os resultados positivos, sabendo que são frutos do compromisso e trabalho árduo entre a gestão e os profissionais de saúde da Semusa, que trabalham constantemente para desenvolver estratégias que garantem a prevenção e promoção a saúde de nossas crianças através de serviços itinerantes como o PSE. Cerca de 85% dos alunos que recebem essa atenção básica nas escolas não precisam buscar tão cedo uma unidade de saúde para atendimento primordial”, afirma a coordenadora.

Texto: Jainni Victória (sob supervisão de Taís Botelho)
Foto: Semusa/ Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI