www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo

PROPOSITURAS
Etapa das pré-conferências de Gestão do Trabalho e da Educação é encerrada em Porto Velho

26/Mar/2024 - 09:39

Discussões que antecedem a conferência aconteceram em todas as regiões da capital e também na zona rural

Servidores que atuam em todas as unidades de saúde da rede municipal foram envolvidos nas atividadesCom a realização de 32 pré-conferências, o município encerrou a etapa preparatória para a II Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Porto Velho, marcada para os dias 18 e 19 de abril. Os eventos, encabeçados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), aconteceram em todas as regiões da capital, distritos e zona rural.

Servidores que atuam em todas as unidades de saúde da rede municipal foram envolvidos nas atividades, cujo objetivo é formular propostas para aprimorar as condições de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), a formação dos futuros e atuais trabalhadores do sistema e, consequentemente, o atendimento à população.

Coordenadas pelos gerentes das unidades de saúde e coordenadores dos Núcleos de Educação Permanente (NEP) dos serviços, as pré-conferências aconteceram de 11 a 22 de março, organizadas em etapas como estruturação das comissões organizadoras, alinhamento e ajustes para, então, a execução das pré-conferências, realizadas em escolas e nas próprias unidades de saúde.

O objetivo dessa etapa é formular propostas para aprimorar as condições de trabalho no SUSConforme o Conselho Nacional de Saúde, as Conferências de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde buscam contribuir com a construção social de uma política pública de estado para a valorização do trabalho e da educação na saúde, conforme com os princípios e diretrizes do SUS, em um sistema descentralizado e integrado de saúde visando a produção de serviços de qualidade e resolutivos para a população.

Seguindo o cronograma das pré-conferências, a Unidade de Saúde da Família (USF) Nova Floresta conquistou boa adesão ao evento, que reuniu para o debate servidores da saúde, usuários do SUS, representantes de associações de moradores, prestadores de serviço, além de acadêmicos e instituições de ensino.

“É o momento para exercermos a democracia participativa, ouvindo os atores envolvidos no processo de funcionamento do SUS para melhorar ou aprimorar os serviços prestados. Durante a pré-conferência, trabalhamos os eixos temáticos e escolhemos os delegados para defender os temas e as propostas durante a conferência”, explicou Erisvaldo França, coordenador do NEP e da atividade em questão.

Foram realizados 32 pré-conferências em todas as regiões da capital, distritos e zona ruralPara o responsável técnico da Educação Permanente em Saúde da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP) da Semusa e coordenador da Comissão de Relatoria da 2ª CMGTES, Dr. Marcuce Antônio Miranda, a adesão do público-alvo tem sido satisfatória, tanto por parte dos trabalhadores da saúde, pois são temas que envolvem muito o dia a dia de trabalho, como por parte da população.

“A partir de agora, será organizado e consolidado todo o material extraído durante as pré-conferências. Esses apontamentos vão subsidiar os trabalhos dos grupos que se reúnem no segundo dia da conferência para apontar e definir quais propostas serão levadas para a conferência estadual, que acontecerá em maio, e que também podem compor o plano municipal de saúde. O município vem cumprindo suas etapas para colaborar amplamente para avanços no SUS de Porto Velho”, explica Marcuce.

Conferência Municipal

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a II Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Porto Velho vai trabalhar três eixos principais, sendo:

1. Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
2. Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
3. Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.

Serviço

II Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Porto Velho
Data: 18 de abril, a partir das 14h / 19 de abril, das 8h às 18h
Local: Auditório da Faculdade São Lucas Educacional - Campus II
Endereço: Rua João Goulart, 666 - Bairro Mato Grosso

Texto: Semusa
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI