www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo

KIT ACONCHEGO
Projeto da Prefeitura de Porto Velho promove acolhimento e dignidade para mães e bebês atendidos na maternidade municipal

18/Abr/2024 - 08:54

Em quase de três anos, mais de 5 mil kits com itens de enxoval e higiene pessoal foram entregues às pacientes

Todas as mulheres que têm bebês na maternidade municipal podem receber o Kit AconchegoDesde 2021, as mulheres que dão à luz na Maternidade Municipal Mãe Esperança recebem um apoio a mais da Prefeitura de Porto Velho: é o "Kit Aconchego", projeto da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) que oferece os primeiros insumos para mamães e bebês, garantindo continuidade e qualidade dos cuidados recebidos na unidade hospitalar, conforme orientações médicas.

O Kit Aconchego é composto por 23 itens essenciais de enxoval e utensílios de higiene pessoal. Além de uma bolsa personalizada, inclui ainda fraldas, roupinhas com cores variadas, toalhas para mamãe e bebê, manta, algodão, álcool, pomada, sabonete líquido, entre outros produtos.

Desde sua implementação, em maio de 2021, até março de 2024, a Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME) entregou um total de 5.469 kits. Para a aquisição destes materiais, a Prefeitura de Porto Velho investiu, até o momento, mais de R$ 1,8 milhão em recursos próprios.

Todas as mulheres que têm bebês na maternidade municipal podem receber o Kit Aconchego, independentemente da situação socioeconômica. Para Vanessa Barroso de Almeida, 34 anos, que concebeu a pequena Maitê na maternidade no último dia 9 de abril, o enxoval é um apoio importante para muitas famílias.

Vanessa concebeu a pequena Maitê na maternidade no último dia 9 de abril“Alguns itens do kit eu ainda não tinha e foi muito bom ter ganhado, vai ajudar demais. Não vejo a hora de chegar em casa, lavar todas as roupinhas e começar a usar na minha filha”, comemora Vanessa.

Médica pediatra e secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati aponta que aproximadamente um terço das pacientes atendidas não possui o enxoval básico necessário para a fase pós-parto. “Há mães que chegam à maternidade sem poder oferecer o básico para os bebês, por isso o projeto é tão necessário”, aponta ela.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) é que o projeto seja mantido e continue a beneficiar mais famílias. Para isso, cerca de 48 mil itens para montagem dos kits já estão em processo de aquisição, número suficiente para atender, por 12 meses, as pacientes da maternidade.

O Projeto "Kit Aconchego" representa um passo significativo na promoção da saúde materno-infantil e no combate às desigualdades sociais, proporcionando às mães e aos recém-nascidos um apoio essencial após o parto. A ação demonstra o compromisso da rede municipal de saúde em garantir que as crianças tenham um início de vida digno e saudável, independentemente de sua condição socioeconômica.

Texto: Semusa
Foto: Semusa/ Wesley Pontes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI