Semusa apresenta melhoria para tratamento de diabetes

28/Nov/2019 - 22:33

A gestão Hildon Chaves está buscando melhorias para o tratamento de diabetes na rede municipal de saúde. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde implantou na terça–feira (26), o protocolo de inclusão e exclusão de usuários com diabetes insulinodependentes cadastrados para auto-monitoramento glicêmico, no município de Porto Velho.

Essa implantação acontece durante o do III Seminário Interdisciplinar das Linhas de Cuidado em Diabetes e Hipertensão, que a Semusa está realizando no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia – Cremero.

Segundo a secretária de saúde do município, Eliana Pasini, o protocolo tem por objetivo nortear os profissionais quanto à legalização de usuários cadastrados na rede municipal de saúde para receber os insumos (tiras reagentes, lancetas e seringas) disponíveis na atenção básica para o respectivo tratamento.

HIPERTENSÃO

Durante o evento, que teve início na manhã de terça–feira, os palestrantes abordaram temas sobre diabetes e hipertensão para profissionais da área de saúde.

O palestrante da abertura foi o médico especialista em cardiologia, Raytane Costa Almeida, cujo tema da sua explanação foi “Os Desafios da Hipertensão Arterial: Diagnóstico, Tratamento e Controle na rede de atenção básica.

Na avaliação da promotora de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Emília Oiye, que participou da abertura do evento, a realização do seminário é muito importante porque capacita os profissionais para atender de forma mais eficiente o usuário da unidade de saúde. “Quem participa de capacitações pode orientar o paciente a ter hábitos saudáveis”.

Capacitar os profissionais é justamente o objetivo do Seminário, conforme Ivaneide Neves, coordenadora do Núcleo de Doenças de Agravos Não Transmíssiveis da Semusa. “Contamos com palestrantes de áreas que buscam a melhoria da qualidade de vida de hipertensos e diabéticos como cardiologistas, endocrinologista, nefrologista, urologista, profissionais de nutrição, educação física entre outros”.

logotipo da prefeitura de porto velho