www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo

SAÚDE NA ESCOLA
Secretarias de Saúde e Educação assinam termo de compromisso do PSE

14/Mar/2023 - 13:30

Ao todo, 124 escolas serão beneficiadas com ações que integram saúde e educação

Secretárias de Educação e Saúde assinam o Termo de CompromissoAs Secretarias Municipais de Saúde (Semusa) e de Educação (Semed) realizaram na manhã desta terça-feira (14) a assinatura do termo de compromisso do Programa Saúde na Escola, que visa inserir na rotina de escolas da rede pública atividades que integram saúde e educação com foco no bem-estar dos estudantes.

A solenidade contou com a participação de representantes das respectivas secretarias, entre eles Eliana Pasini, secretária municipal de Saúde, e Gláucia Negreiros, secretária municipal de Educação. Na ocasião, foram firmados os compromissos e responsabilidades de cada uma das áreas para a execução do programa em 124 escolas, sendo 89 da rede municipal e 35 da rede estadual.

Eliana Pasini afirma que “para a saúde a parceria é um ganho, porque nós conseguimos trabalhar uma área que para a gente é uma das mais importantes, que é a prevenção e promoção à saúde, de forma que essas crianças e jovens não adoeçam futuramente de doenças que possam ser preveníveis. Com o PSE é possível melhorar a qualidade de vida através da educação”.

Para Gláucia Negreiros, o PSE contribui para o desenvolvimento de toda a equipe acadêmica.

Planejamento é discutido e executado de forma estratégica entre ambas as equipes"Acreditamos que investindo na saúde do aluno é possível melhorar os resultados de aprendizado e ter outros pontos positivos, como a formação e a valorização profissional de professores, e o incentivo à saúde de crianças e adolescentes”, explica a secretária.

PROGRAMA

Contribuir para a formação dos estudantes da rede pública através de ações educativas que visam a promoção e atenção à saúde é o principal propósito do programa ‘Saúde na Escola’, criado pelo Ministério da Saúde. Em Porto Velho, o projeto é desenvolvido pela Prefeitura, através da parceria entre as duas secretarias.

A coordenadora do Programa de Saúde na Escola de Porto Velho, Maria de Lourdes, reforça que as ações do PSE estão acontecendo desde o início do ano letivo e que cerca de 60 mil alunos serão beneficiados nos anos de 2023 e 2024.

“Todo o trabalho é planejado, discutido e executado de forma estratégica entre as equipes de saúde e profissionais da educação, baseado na abordagem de 13 temáticas, entre ações de combate ao aedes aegypti, prevenção ao uso de álcool e drogas, promoção de atividades físicas e alimentação saudável, atualização da situação vacinal e muito mais”, conta.

Texto: Taís Botelho
Foto: Taís Botelho

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI