www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo

CONGRESSO
Trabalhos de Porto Velho concorrem a prêmio em congresso nacional de saúde

13/Jul/2023 - 09:12

A apresentação das experiências exitosas acontece no próximo dia 16, em Goiânia, durante 18ª ‘Mostra Brasil, aqui tem SUS’

Durante etapa estadual, Porto Velho apresentou dez trabalhosDuas profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vão representar Porto Velho na 18ª ‘Mostra Brasil, aqui tem SUS’, que acontece durante o 37º Congresso do Conasems, realizado de 16 a 19 de julho, em Goiânia. As duas experiências exitosas vencedoras na capital concorrem com outras 537 selecionadas em todo o país, e foram escolhidas em maio, durante a etapa regional da mostra.

Os trabalhos selecionados para representar Porto Velho são: “Qualificação de Dados Sobre Sífilis Congênita no Município de Porto Velho nos anos de 2020 a 2022”, de autoria da médica Ethianne Channan de Oliveira Bastos, coordenadora municipal da sífilis; e “Planifica SUS: Avanços e Desafios na Implantação dos Micro e Macroprocessos na USF Ronaldo Aragão”, da enfermeira Geortania Araújo Freire Santos.

Durante a etapa estadual da ‘Mostra Brasil, aqui tem SUS’, Porto Velho apresentou dez trabalhos, disponíveis neste link. As duas experiências vencedoras na capital serão apresentadas em Goiânia no dia 16 de julho.

A experiência melhor avaliada (maior nota final) de cada estado será selecionada para integrar os documentários que fazem parte do Projeto “Webdoc Brasil, aqui tem SUS” e receberá o Certificado de Premiado.

Enfermeira na Unidade de Saúde da Família Ronaldo Aragão, Geortania Freire, relata que “é uma imensa satisfação compartilhar com profissionais de outros estados nossas experiências relacionadas ao papel que desempenhamos no nosso trabalho, além de mostrar o quanto a USF Ronaldo Aragão evoluiu com o Planifica SUS, melhorando principalmente a qualidade da assistência ao usuário”.

A Semusa já foi premiada como a melhor experiência na temática Atenção Básica na 15ª ‘Mostra Brasil, aqui tem SUS’, em 2018, com o Farmapub - Sistema de consulta e localização de medicamentos em tempo real na rede de farmácias municipal.

Para a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini, “mais do que vencer, o objetivo da participação do município é potencializar os trabalhos realizados e dar visibilidade aos resultados alcançados pela gestão municipal, através dos trabalhadores da saúde. A gente apresenta a nossa, mas também colhe outras experiências que podem ser implantadas em Porto Velho. É uma troca de conhecimento”.

IMUNIZASUS

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também vai participar da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. O trabalho “Vacina itinerante: sala móvel e a busca pelas altas coberturas vacinais” será apresentado pela coordenadora da Divisão de Imunização, Elizeth Gomes.

Segundo Elizeth, a apresentação consiste em mostrar o trabalho realizado pela equipe de vacinação itinerante, que se desloca para os distritos, zonas rurais, enfrentando situações adversas, e que na zona urbana vai até os acamados em busca de aumentar as coberturas vacinais.

XXXVII CONGRESSO DO CONASEMS

É o maior evento de saúde pública da América do Sul. Em 2023, o tema trabalho é “O SUS que Falta no Brasil”. Além da tradicional Feira SUS, a 37ª edição do Congresso será repleta de atividades como a Mostra Brasil, Aqui Tem SUS, Oficina Nacional do Projeto Imuniza SUS, além de painéis técnicos dispostos em uma mesa central e em mesas satélites, contemplando diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.

Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Cléris Muniz

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI