TRANSPARÊNCIA
Relatório anual de gestão da Semusa é apresentado ao Conselho Municipal de Saúde

14/Jul/2023 - 11:26

A Comissão de Análise de Instrumentos do CMS tem até 30 dias para emitir o parecer final


O RAG é um importante instrumento de gestãoA Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) apresentou, na quinta-feira (13), o Relatório Anual de Gestão (RAG) 2022 para avaliação do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O RAG é um importante instrumento de gestão que apresenta um conjunto de ações, metas e indicadores, e possibilita ao gestor apontar os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde (PAS).

A apresentação do RAG 2022 aconteceu na sede da Secretaria e reuniu os departamentos da Semusa, desde os setores administrativos até aqueles que atuam no atendimento direto ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Representando o CMS, nove conselheiros participaram.

O documento apresentou seis diretrizes, 23 objetivos e 135 metas, gerando uma média de 680 ações da PAS. Os servidores indicados pelos departamentos explicaram como ocorreu a execução de cada ação bem como os resultados alcançados no que foi proposto.

Compõem o RAG da Semusa: diretriz, objetivo e meta; índice esperado de alcance; ações programadas; indicador de monitoramento da ação; meta esperada para as ações no ano de 2022; setor responsável pela execução da ação; responsável técnico pela ação.

A diretora em exercício do Departamento de Planejamento e Gestão da Semusa, Gabriele Gaspar, aponta que o RAG é um importante instrumento de planejamento que prevê condições de maior segurança e menor margem de erros nas programações previstas anualmente para as ações de saúde no município.

“Além de prestar contas à população e ao controle social, o RAG apresenta transparência em todas as ações realizadas pela Semusa, o que reflete o compromisso da gestão de saúde do município com a sociedade porto-velhense”, considera a diretora.

Para a presidente do CMS, Denise Limeira, esse encontro é muito importante, pois auxilia na melhor compreensão dos conselheiros e uma oportunidade única para que façam todos os esclarecimentos necessários diante do que apresenta o documento.

“Foi uma apresentação muito bem feita pela Semusa, acredito que todos os conselheiros conseguiram sanar as dúvidas. Agora, a Comissão de Análise de Instrumentos do Conselho tem até 30 dias para emitir o parecer final com todas as considerações sobre o RAG 2022”, explicou a presidente do CMS.

RAG

O RAG é o instrumento de gestão com elaboração anual que permite ao gestor apresentar os resultados alcançados com a execução da PAS e orienta eventuais redirecionamentos que se fizerem necessários no Plano Municipal de Saúde.

Desde 2017, a Semusa disponibiliza o documento em seu site oficial e pode acessado através deste link. O RAG 2022 será publicado nesta página após aprovação do Conselho Municipal de Saúde.

Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2023 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI