Escalas com nomes de plantonistas nas UPA’s já estão disponíveis

26/01/2018 13:24:54

No feriado de quarta (24), a escala da UPA Leste contava com um médico em plantão extra que não compareceu ao trabalho

A UPA Leste recebeu na manhã de quinta-feira (25) a fiscalização do Conselho Regional de Medicina (Cremero), acompanhado do Conselho Regional de Farmácia (CRF) e do de enfermagem (Coren), quando constataram que a Secretaria Municipal da Saúde (Semusa) já cumpriu a medida solicitada pelo Ministério público para disponibilizar a população as escalas com nomes de profissionais de plantão em todas as unidades de pronto atendimento.

Durante a fiscalização, todos os quatro médicos escalados para o plantão estavam na unidade. Já no feriado de quarta (24), a escala da UPA Leste contava com um médico em plantão extra que não compareceu ao trabalho, o que foi constatado pelo secretário adjunto, Marcus Vinícius de Oliveira, que estava no local.

Na ocasião, levantou-se o questionamento sobre o profissional que está de plantão extra e não comparece, se pode ser considerado como falta. Sobre essa questão, o presidente do Cremero, Andrei Leonardo Freitas, enfatizou que “o médico que se compromete e que assina o documento para fazer o plantão extra, tem obrigação de cumprir”, avaliou, sem contudo, informar que tipo de penalidade seria aplicada num caso desse.

De acordo com Freitas, a fiscalização faz parte da rotina do Conselho, “realizada todo começo de ano em todas as unidades do estado, começando pela capital”. Depois da inspeção nas UPAs Leste, Sul e no pronto atendimento Ana Adelaíde, o próximo será o José Adelino.

A secretaria de saúde tem tomado as providências necessárias para as adequações solicitadas pelos conselhos. O adjunto da pasta, Marcus Vinícius, tem visitado constantemente as unidades para acompanhar a situação.

AFASTAMENTO

A direção da UPA Leste foi afastada pela Semusa, que está apurando através de sindicância uma denúncia de não atendimento a um paciente, dentre outras irregularidades. A mudança da rede elétrica para instalação de uma autoclave maior, será resolvida em breve. “Todos os dias estou visitando essas unidades para saber tanto dos usuários como dos profissionais como podemos melhorar e atender de maneira mais satisfatória à população,” disse o adjunto.

Fonte: Semusa