Semusa inaugura Núcleo de Segurança do Paciente

Publicação: 31/10/2018 11:53:04

O NSP obedece as metas instituídas pelo Ministério da Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) inaugurou nesta terça-feira, 30, em sua sede, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços de saúde desenvolvidos pelas unidades da rede municipal, seguindo os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O núcleo é formado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde. O NSP obedece as metas instituídas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Essas metas incluem: identificar corretamente o paciente, melhorar a segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos, higienização das mãos corretamente para evitar infecções e melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde

Para a coordenadora estadual do NSP, Vanessa Ezaki, a iniciativa é pioneira em Rondônia e serve de incentivo para que outras secretarias municipais também instalem os seus núcleos.

A professora da Uniron, Luciene Carvalho, explicou que o NSP foi planejado pelo Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC) da Semusa e executado pelas alunas do décimo período do curso de Enfermagem da faculdade, que viram a necessidade de ter o núcleo gestor na sede.

A Maternidade Municipal Mãe Esperança e o Samu já possuem o Núcleo de Segurança do Paciente. A meta agora é expandir o sistema para as demais unidades de saúde.

Comdecom