Semusa investe em rastreabilidade de medicamentos com compra de smarptfones

Publicação: 31/10/2018 11:57:13

O controle de estoque passará a ser automatizado garantido mais agilidade na entrega

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), seguindo a tendência nacional e recomendações da Anvisa, tem desenvolvido em parceria com a CMTI (Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação), um programa que está em fase de finalização para controle absoluto de estoque de medicamentos existentes na Assistência Farmacêutica que vai do manejo até a distribuição as unidades de saúde do município e retirada pelo paciente.

Atualmente, todo o controle de lote, validade, número de série, registro na Anvisa e requisições enviadas pelas UBS para o Departamento de Assistência farmacêutica são feitas manualmente.

Com o objetivo de automatizar a logística da central de abastecimento farmacêutica, seguindo o controle de estoque e rastreabilidade de medicamentos, a Semusa adquiriu aparelhos de smartfones, acompanhado de kit contendo capinha, braçadeira e película. O equipamento evitará que as as requisições sejam feitas em papel, correndo o risco de apresentar erros.

“Com automatização, os pedidos passarão a ser via Sisfarma, o que proporciona mais segurança nas movimentações de entrada e saída de medicamentos, assim como para a leitura de códigos barras.”

Os aparelhos serão usados pelos servidores da central de abastecimento para atender as demandas provenientes das unidades, o que possibilita mais agilidade a informação no Farmapub e o abastecimento das farmácias das unidades em tempo hábil.

Comdecom