Ainda há resistência do homem em procurar o serviço de saúde para prevenção à doença
Integrando as ações da campanha ‘Novembro Azul’, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), o departamento de atenção básica realizou, na manhã desta segunda-feira (5/11), palestra com alerta e conscientização sobre os fatores de risco relacionados ao câncer de próstata.
O trabalho de conscientização, sobre a importância do homem cuidar da saúde e de como é o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), foi direcionado aos funcionários da empresa Autovema, em atenção a solicitação ao departamento pessoal da própria empresa.
“Neste mês de novembro, devido a campanha, várias unidades básicas de saúde estão com ações de conscientização sobre a prevenção ao câncer”, explicou o coordenador da saúde do homem, Pedro do Carmo. A abertura da campanha aconteceu no dia 1o deste mês, na UBS Areal da Floresta. Além de palestras também houve atendimento clínico aos homens que procuraram a unidade.
De acordo com o médico da UBS Areal, Jonatas Ferreira, o homem deve ficar atento e fazer exames periódicos. “Ainda há uma certa resistência do homem em procurar um serviço de saúde para prevenção, normalmente ele só busca ajuda quando já está doente.”![]()
Programação do Novembro Azul
06/11 - palestra na empresa Rovema Scania localizada na rua da Beira com Rio Madeira
07/11 - palestra na Câmara de Vereadores
09/11 - palestra na Rovema na Av. Calama
30/11 - USF Cujubim
UBS
As ações de prevenção e tratamento as doenças relacionadas a saúde do homem são oferecidas em todas as unidades básicas de saúde durante o ano todo. Nas unidades, os homens passam pelo atendimento clínico e são encaminhados, quando necessário, para o atendimento especializado. O exame de sangue PSA, ultrassom de próstata e exame de toque retal, que identificam o câncer de próstata são realizados na rede pública.
Comdecom