www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo

Último Lira Do Ano Registra 2.5% de Índice de Infestação do Aedes Aegypti

26/Nov/2018 - 10:58

Agentes de campo da Semusa continuam realizando ações de bloqueio nos bairros

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) - mosquito transmissor de doenças como a dengue, febre amarela, chikungunya e zika virus - apontou que o Índice de Infestação Predial (IIP) em Porto Velho passou de 1,3%, em maio deste ano para 2,5%, em Outubro, o que representa médio risco. Os dados são do departamento de Vigilância em Saúde através da coordenação de controle de vetores que realizou o LIRA de 03 a 17 de outubro.

O índice também está acima do que o registrado no mesmo período do ano passado que foi de 1.9%. Para o coordenador de controle de vetores o aumento está relacionado as chuvas que chegaram antecipadamente.

“O período das chuvas começou de forma atípica, antes do previsto, já no início de outubro o que elevou o número de criadouros.” Frisou Almir José silva.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), durante todo o ano através das equipes de campo realizam ações de orientação e também bloqueios nos bairros que registraram maior infestação.

No bairro Nova Porto Velho, que registrou o maior índice de infestação, os agentes estão realizando visita casa a casa para orientações, bloqueio com eliminação e tratamento de criadouros e fumacê. Nesta sexta-feira 23, os agentes realizaram a mesma ação na Vila Princesa. E nos bairros; Cuniã, Cidade do Lobo, Tancredo Neves, Embratel, que ficaram com índices altos de infestação também estão previstas ações.

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI