Abertura será durante a sétima edição do projeto Atenção Básica na Comunidade
Neste sábado 1º de Dezembro é o dia mundial de luta contra a Aids. A Campanha do dezembro vermelho será aberta pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), durante a 7ª edição do projeto “Atenção Básica na Comunidade” que acontece de 8 h às 13 h na Associação Cristal da Calama, no bairro, Teixeirão.
Aids em Porto Velho
De janeiro a novembro de 2018 de acordo com os dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) foram diagnosticadas 216 pessoas com HIV/Aids em Porto Velho. No mesmo período de 2017 foram 356 notificações. O que aponta uma redução de 39 % no número de casos diagnosticados em um ano, mas ainda os números são preocupantes.
“O foco da campanha é a prevenção, ou seja, o uso da camisinha, e quem é portador deve fazer a adesão ao tratamento, pois através do tratamento o vírus fica indetectável, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da doença.” Frisou, Raíssa Almeida, coordenadora municipal do HIV/Aids.
Atenção Básica na Comunidade
É a sétima edição e última deste ano de 2018, e pela segunda vez o projeto volta ao Cristal da Calama, para atender a comunidade com diversos serviços de saúde. E também uma oportunidade para que os usuários que foram atendidos na primeira vez retornem com seus exames para avaliações.
Serviços
Serão oferecidos; coleta de preventivo, consulta com clínico geral, dispensação de medicamentos, imunização, confecção do cartão do SUS, teste de glicemia, saúde bucal, testes rápidos para Sífilis, HIV, e Hepatites B e C, atualização do bolsa família entre outros serviços de saúde.
Não é preciso agendamento, mas é necessário apresentação do cartão do SUS. O atendimento será de 8 h às 13 h.