Samu atendeu quase 20 mil ocorrências em 2018 um aumento de 30% em relação ao ano anterior

04/Fev/2019 - 11:17

Atendimentos envolveram urgências clínicas e acidentes de trânsito

Os socorristas do serviço de atendimento móvel de urgência de Porto Velho (SAMU) coordenaram o atendimento de 19.456 ocorrências no ano de 2018. Um aumento significativo comparado ao ano anterior que registrou 15.061 ocorrências.

Deste total de ligações recebidas foram 15.256 atendimentos com ambulância, 3.451 foram de orientações telefônicas e 749 trotes recebidos.

O número de ligações falsas gera transtorno a população, explica a gerente do Samu, Marta Cavalcante.

“O deslocamento de uma ambulância para uma ocorrência falsa gera consumo de combustível e aquela equipe pode deixar de prestar atendimento a quem realmente precisa.”

Cerca de 2.852 chamadas foram acidentes de trânsito, a maioria envolvendo carro e motocicleta, em 2017 foram 2.534 envolvendo esse tipo de ocorrência, que tem se mantido na média apesar de ainda serem números que preocupam.

“Durante os finais de semana e véspera de feriados, quando o consumo de álcool aumenta é que se tem o maior número de chamadas para acidentes de trânsito.” Lembrou a gerente.

Também foram contabilizados; 346 atropelamentos, acidentes entre carros 167, entre motos 329, motocicleta e bicicleta 179, queda de motocicleta 382.

O restante das ocorrências se dividem em; urgências clínicas, agressão física, atendimento a paciente psiquiátrico, afogamento, queimadura, quedas, perfuração por arma de fogo e arma branca, tentativa de suicídio, remoção inter-hospitalar, entre outros.

Frota renovada e prédio reformado

Em 2018 o Samu teve sua frota de ambulâncias 100% renovada. Quatro veículos foram comprados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em um investimento de R$ 716,000.00 (setecentos e dezesseis mil reais) recurso do fundo nacional de saúde.

E mais cinco ambulâncias foram doadas pelo Ministério da Saúde, após a regularização da documentação e baixados os 21 veículos que constavam em pendência no MS.

O prédio do Samu também foi revitalizado, com nova pintura e telhado, fruto de um pedido do prefeito Hildon Chaves a Santo Antônio Energia, no valor de R$ 174 mil.