Porto Velho receberá planificação da atenção primária

07/Fev/2019 - 13:09

Projeto é realizado através de oficinas e tutoriais

Os secretários de saúde, Eliana Pasini, ( Porto Velho) e Fernando Máximo (estado), participaram de uma reunião na última terça-feira 05, junto com representantes da assessoria técnica do Conass, e da comissão de implantação da planificação da atenção primária a saúde do estado para alinhar o processo de trabalho para dar início a planificação na capital.

A planificação é um projeto de fortalecimento da atenção básica desenvolvido desde 2007 pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), através de oficinas presenciais e tutoriais para reestruturação da rede básica de atendimento nos municípios, com o apoio do governo do estado

O secretário-executivo do Conass, Jurandir Frutuoso, ressaltou a importância de Porto Velho iniciar o processo, que já está em andamento em vários estados do Brasil e tem tido bons resultados.

“A proposta já está em andamento em outros municípios de Rondônia e agora chegou a vez de Porto Velho que terá um grande avanço, a equipe do CONASS capacita as equipes de gestoras estaduais que a seu critério, reproduz essas oficinas para as equipes regionais e municipais.”

O projeto deve iniciar em abril e a princípio quatro unidades básicas de saúde serão escolhidas para receber as oficinas.

Eliana Pasini, está engajada em tornar a planificação uma realidade pelos impactos positivos que vai gerar ampliando as ações das linhas de cuidados desde atenção primária a alta complexidade.

“Já estamos fazendo um levantamento para saber quais os ajustes são necessários para iniciarmos o projeto e assim melhorarmos a qualidade no atendimento e também os indicadores do município.”

Fonte: Comdecom

Fotos:Secom/Governo do estado