São 120 vagas e o agendamento deve ser feito através das unidades básicas de saúde
Dando sequência a ação do “Projeto Posso Escolher”, de planejamento familiar, que aconteceu pela primeira vez em duas etapas no ano de 2018, e atendeu mais de 300 mulheres, a Secretaria municipal de Saúde (Semusa), através da coordenação de saúde da mulher, realiza nos dias 21,22 e 26 de fevereiro um mutirão para colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, através do SUS.
Só serão atendidas as mulheres que fizerem o agendamento prévio em uma unidade básica de saúde. Ressaltou, a coordenadora, Elileide Fróes.
“As mulheres interessadas devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e fazer o agendamento, e no dia devem levar o exame do preventivo, vale ressaltar que nesses dias vamos fazer a colocação de DIU e não faremos a retirada.”
São 120 vagas, e o atendimento será realizado no Centro de Referência em Saúde da Mulher, durante todo o dia, por uma equipe multidisciplinar. As mulheres passarão por uma triagem com a realização de testes rápidos e testes de gravidez para comprovar que estão aptas para a inserção do dispositivo. O DIU é contraindicado para mulheres que estejam apresentando no momento doença Inflamatória Pélvica, Infecções sexualmente transmissíveis, câncer do colo de útero e do endométrio.
A Semusa disponibiliza o método contraceptivo as mulheres regularmente através da Maternidade Municipal Mãe Esperança e do Centro de Referência, informou a titular da pasta, Eliana Pasini.
“A mulher no pós-parto pode optar pelo método na Maternidade Municipal, com essa ação o nosso objetivo é garantir o acesso ao planejamento familiar aquelas mulheres que necessitam e querem prevenir uma gravidez indesejada e que já estão aguardando a um tempo.”
Diu
Segundo o Ministério da Saúde, o DIU é seguro e tem eficácia de 99,3%. Ele pode ser utilizado desde a adolescência até a menopausa. Hoje já se sabe que uma mulher que nunca passou por uma gestação, mesmo adolescente, e aquela que passou por uma cirurgia cesariana, podem ser candidatas ao uso do DIU. Além disso, pode ser usado por mulheres que estão amamentando e não interfere na produção, quantidade e qualidade do leite materno.