www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo
×
Secretarias

Semusa faz alerta aos moradores das áreas alagadas

08/Mar/2019 - 08:54

Leptospirose, diarreia e hepatite são as principais ocorrências em período de enchente


Neste período de alagações, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Porto Velho (CIEVS/PVH), alerta aos moradores das áreas atingidas por enchente nas seguintes localidades:

A ação é desenvolvida nos bairros Areal, Triângulo, Panair, Mocambo, Baixa da União, Balsa, Nacional, São Sebastião e nas regiões do Baixo e do Alto Madeira.

É preciso evitar entrar em contato com lama ou água de alagações com transbordamento de esgotos e rios, normalmente essas águas contaminadas têm a presença de diversos vírus, bactérias e verminoses que causam doenças gravíssimas à saúde humana e as vezes leva o paciente a sequelas ou até a morte.

As principais doenças com grande potencial de se propagar facilmente, sendo que a maioria destas já há casos confirmados em Porto Velho e Distritos:

Leptospirose: causada por uma bactéria encontrada na Urina de ratos ou animais infectados, em contato com a pele ou feridas é sujeito infectar os animais domésticos e seus donos, podendo levar à morte. Os sintomas comuns são febre, dor muscular (panturrilha), náuseas e vômitos, dor de cabeça e icterícia (pele e muscosas amareladas).

Doenças Diarreicas Aguda (DDA): Um dos principais causadores é o rotavírus. A transmissão da diarreia se faz principalmente, através da água e alimentos contaminados pelas mãos sujas de doentes. Os vetores (moscas) também podem contaminar os alimentos. Além disso, objetos contaminados levados à boca como chupetas, mamadeiras, brinquedos e outros, podem causar doenças diarreicas. Caracteriza-se pela diminuição da consistência das fezes, três ou mais evacuações com fezes aquosas ou amolecidas/dia, acompanhada ou não de vômitos, febre e dor abdominal. Em alguns casos, há presença de muco e sangue (disenteria). Podem ser classificadas em três tipos: diarreia sem desidratação, diarreia com desidratação e diarreia com desidratação grave.

Hepatites A: trata-se de infecção por vírus causando uma inflamação no fígado, é transmitida pela água (fecal-oral) e alimentos contaminados ou mesmo de uma pessoa para outra. Os sintomas comuns são febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes clara.

Febre Tifóide: causado pela bactéria Salmonella typhi, a transmissão também é através de água e alimentos contaminados ou contato com pessoas doentes. É uma doença exclusiva dos seres humanos. Os sintomas comuns são dores de cabeça, mal estar, falta de apetite, retardamento do ritmo cardíaco, aumento do volume do baço, manchas rosadas no tronco, prisão de ventre ou diarreia, tosse seca.

Dengue: causada pelo vírus da dengue, que pode ser dos tipos 1, 2, 3 e 4, a dengue se dá por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti que se prolifera em águas paradas.

Verminoses: nas situações de enchentes são comuns os transbordamentos dos esgotos onde a maioria dos vermes se encontram, podendo infectar humanos e animais através do contato com águas contaminadas, tais como a giardíase, amebíase e outros.

Nessas situações de emergência caso apresente os sintomas destas doenças citadas, procure uma unidade de saúde imediatamente. É importante nessas situações ter os devidos cuidados de higiene pessoal, alimentação e tomar cuidado redobrado com animais peçonhentos.

“ Se observarmos a população das áreas alagadas veremos pessoas e crianças entrando na água contaminada normalmente sem nenhuma preocupação e proteção, é contar com a sorte, há doenças que não dá tempo nem de socorrer.” Alerta o técnico do CIEVS, Élber Jucá.

Caso haja algum surto, a população e Profissionais de Saúde pode acionar o CIEVS Municipal a qualquer tempo através do número de plantão: (69) 3901 – 2835 ou 0800.647.1010 e ainda pelo e-mail: cievs.semusa.portovelho@gmail.com.


Fonte: Comdecom

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI