Semusa incentiva aleitamento materno

06/Set/2019 - 11:02

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho está incentivando o aleitamento materno.

Com esse objetivo, a Semusa por meio da Maternidade Mãe Esperança realizou em parceria com a Sociedade de Pediatria de Rondônia - Sopero - , Associação de Obstetrícia e Ginicologia de Rondônia - Assogiro - e Hospital de Base Ary Pinheiro, uma Mesa Redonda em Alusão ao Agosto Dourado - Aleitamento Materno e a Segurança Alimentar do Lactente.

O evento realizado na noite da quinta - feira,29, no auditório do HB, onde funciona o Banco de Leite Santa Ágata, foi marcado por palestras para profissionais e acadêmicos da área da saúde.

Durante a solenidade de abertura, representantes de entidades que abraçaram essa causa destacaram a importância dos temas abordados durante a programação da Mesa Redonda para celebrar o Agosto Dourado. Trata - se de uma campanha mundial para promover, proteger e apoiar a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida e complementado até dois anos ou mais.

No seu discurso, a diretora da Maternidade Mãe Esperança , a pediatra Marilene Penati disse que o evento era uma reflexão sobre a importância do trabalho do profissional de saúde em motivar as mães para o aleitamento materno.

"Esperamos que os participantes deste evento sejam multiplicadores dessa causa nobre que garante uma vida mais saudável para as crianças, contribuindo também para a redução da mortalidade materna e infantil", frisou Marilene Pentati que no ato solene representou a secretária da Semusa Eliana Pasini.

A representante da Sociedade de Pediatria de Rondônia, Maria Angélica Matos, declarou que incentivar o aleitamento materno é uma bandeira da sua vida profissional."Na verdade, amamentação não é um assunto apenas da mulher, mas de gestores e da Família".

Esse mesmo pensamento de que o aleitamento materno deve entrar na pauta da sociedade é compartilhado pela presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia , a médica Ida Perea. "É muito importante a participação de todos diante desse tema", destacou.

Os palestrantes, Reginaldo Lourenço, Lucia Maiorquim, e Fernanda Kincheski, todos, pediatras, além da doutoranda de enfermagem Edilene Cordeiro enfatizaram a necessidade do incentivo ao aleitamento materno e a importância da união de todos diante dessa temática.

logotipo da prefeitura de porto velho