Grupo de servidores da Secretaria Municipal de Saúde se apresenta no próximo dia 30, em Porto Velho
Com objetivo de promover inclusão para a comunidade surda e proporcionar uma comunicação acessível para toda a população, o Coral de Libras da Secretaria de Saúde Municipal (Semusa) se prepara para dar abertura à 10ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 30 e 31 de março.
Na reta final dos preparativos para a apresentação, o grupo formado por oito profissionais da saúde municipal se reuniu na manhã desta quarta-feira (15) para ajustes e ensaios. A enfermeira e integrante do Coral de Libras, Rosalva Barros Rodrigues, relata a satisfação de integrar a equipe.
“O coral está sendo uma experiência muito boa para mim, sempre quis aprender Libras e com o curso básico ofertado pela Semusa pude colocar isso em prática. Expandir o que aprendemos e de certa forma ensinar sobre a inclusão está sendo uma oportunidade incrível", diz a integrante.
A coordenadora do coral e pós-graduada em Libras, Zeni Silva, conta que o maior objetivo da capacitação é proporcionar também à comunidade surda o direito de participação nos eventos.
“A Semusa tem buscado cada vez mais capacitar seus servidores na língua brasileira de sinais para promover acessibilidade, inclusão e facilitar o diálogo com a comunidade surda”, afirma.
O curso básico de libras é uma atividade permanente oferecida pela Semusa através da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP) para profissionais da rede municipal de saúde. Até o momento, mais de 140 servidores realizaram a formação e atuam na facilitação do diálogo com a comunidade surda em suas unidades de lotação.
Texto: Jainni Victória (supervisionada por Taís Botelho)
Foto: Semusa
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)