www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo

SAÚDE MENTAL
Prefeitura de Porto Velho realiza projeto Caps Fora do Caps em alusão ao Dia Mundial da Saúde

08/Abr/2025 - 11:55

Foram oferecidos testes de glicemia, aferição dos sinais vitais, danças e orientações com foco na promoção da saúde mental

Foram ofertados testes de glicemia, aferição de sinais vitais e orientações relacionadas à saúdeCom foco na melhoria da saúde mental das pessoas e em alusão ao Dia Mundial da Saúde, a Prefeitura de Porto Velho realizou na tarde de segunda-feira (7), o projeto Caps Fora do Caps, idealizado pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). O evento aconteceu no Skate Park, na avenida Guaporé com rua José Vieira Caúla.

“O intuito é promover a saúde mental para a nossa população, levar saúde mental à nossa comunidade. Sabemos que muitos deles não têm acesso e não conhecem essa ferramenta chamada Caps. Então, hoje é o início para que a gente venha distribuir essas informações”, disse o diretor do Caps AD, Shelton Botelho.

A dança também foi uma opção de atividade no eventoNa ocasião, os profissionais disponibilizaram ao público com idade a partir de 17 anos, serviços como testes de glicemia, aferição de sinais vitais, danças e orientações diversas relacionadas à saúde. Para encerrar o evento, foi realizada uma caminhada com objetivo de promover a prática de atividades físicas.

“É uma caminhada em alusão ao Dia da Saúde Mental. Este é o primeiro evento, o pontapé inicial, mas a intenção também é levar essas atividades para outras comunidades, como o Espaço Alternativo, enfim, outros lugares onde talvez a população ainda não conheça e para a gente ter acesso a essas pessoas”, afirmou Shelton Botelho.

Tratado no Caps de esquizofrenia, Evandro Câmara até aprendeu a pintarATENDIMENTOS

No Caps AD são realizados tratamentos para atender as pessoas com problemas de consumo das substâncias psicoativas, sejam elas lícitas ou ilícitas. Esses pacientes recebem tratamento ambulatorial. Além disso, a equipe trabalha com a prevenção e a ressocialização dessas pessoas que utilizam os serviços do Caps.

PARTICIPANTES

Acometido de esquizofrenia, Evandro Câmara afirma ter encontrado no Caps a solução para o drama que ele vivia. Com a ajuda dos profissionais, hoje ele tem mais qualidade de vida e até aprendeu a pintar quadros. Ele acredita que se não fosse o tratamento já estaria em situação de rua.

Equipe trabalha com a prevenção e a ressocialização das pessoas que utilizam os serviços do Caps“Eu falo que eu sou esquizofrênico tratado, porque eu tomei as medicações e eu acredito que deveriam dar oportunidade também para essas pessoas que andam na rua, que não tem meios para se tratar”, afirmou.

Frequentador assíduo do Skate Park, onde diariamente faz caminhada e corre, Elias Macedo aproveitou a ocasião para verificar os sinais vitais. Ele avalia a ação como algo positivo, especialmente porque o local é frequentado por muita gente que precisa conhecer os serviços oferecidos pelo Caps.

“Eu tinha visto na internet um banner referente a esse evento, vim aqui para caminhar e já aproveitei e passei aqui para fazer o check list referente a minha saúde. Está tudo ok, graças a Deus”, comentou.

Texto: Augusto Soares
Foto: Diego Sousa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2025 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI