imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

Secretaria de saúde alerta para o aumento da incidência de leptospirose

19/Mar/2018 - 09:13

Dois casos confirmados entre janeiro e fevereiro em Porto Velho e um paciente foi a óbito

O departamento de vigilância epidemiológica e ambiental da secretaria de saúde de Porto Velho ( Semusa) vem a publico alertar a população do município de Porto Velho sobre o aumento da incidência de Leptospirose durante o período chuvoso e nas áreas de alagações, enchentes e transbordamento de esgotos ou córregos que propiciam a disseminação e a persistência do agente causal no ambiente, facilitando a ocorrência de surtos.

A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores, principalmente por ocasião das enchentes.

De janeiro a fevereiro deste ano foram confirmados dois casos da doença e deste um foi a óbito. Outros 25 casos notificados estão sob investigação do departamento de vigilância epidemiológica. A Semusa em parceria com a defesa civil está trabalhando na assistência com as pessoas atingidas pela cheia do rio madeira através de orientações e medidas de prevenção.

Os principais sintomas da Leptospirose são: febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, vômito, diarreia e tosse. Nas formas graves pode aparecer ictericia (pele e olhos amarelados).

O período de incubação pode variar de 1 a 30 dias, normalmente ocorre de 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco.

Ao sentir algum sintoma após a exposição de risco, procurar imediatamente uma unidade básica de saúde para atendimento médico, informando sempre a data do ocorrido e o período até a procura por auxílio médico. Todas as unidades básicas estão aptas para realizar os exames e fazer o diagnóstico. Se o caso for confirmado é feito o encaminhamento para tratamento. A Leptospirose pode levar a óbito em pouco tempo se não for diagnosticada precocemente.

Fonte: Semusa


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho