imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

SAÚDEConheça os serviços prestados pela Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos de Porto Velho

18/Jan/2022 - 09:03

Município dispõe de serviço para atender a população em casos de doenças transmitidas por animais

As zoonoses são doenças transmissíveis ao homem por animais vertebrados por mordidas, lambeduras, arranhões ou contato indireto com fezes e urinas contaminadas. A Prefeitura de Porto Velho dispõe de serviços prestados através da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), a população. Edson Cruz, gerente da divisão, explica como e quais são os serviços prestados pelo órgão.

P - O que são zoonoses?

R - São doenças transmissíveis naturalmente entre animais vertebrados e o homem, seja diretamente por mordidas, lambeduras ou arranhões ou indiretamente por contato com fezes, urinas contaminadas com patógenos nocivos à saúde humana ou por meio de vetores.
As zoonoses de importância em saúde pública, que são monitoradas no município são raiva, leptospirose, hantavirose, Doença de Chagas, febre amarela, Leishmaniose Visceral/LV, LTA. Há ainda os acidentes por animais peçonhentos.

P - Qual o papel das Unidades de Vigilância em Zoonoses/ UZV?

R - Em 2014, os Centros de Controle de Zoonoses/CCZ, passaram a ser denominados de Unidades de Vigilância em Zoonoses/UVZ e foram vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde). São responsáveis pela execução das ações de estratégias referentes à vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos, de relevância à saúde pública.
As UVZ são instituições especializadas em executar atividades visando a saúde pública, e não um setor de atendimento a animais.
A Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos – DCZADS é uma UVZ.

P - Quais são as atribuições, conforme as diretrizes do SUS, das UVZ, que é a Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos – DCZADS?

R – São a realização de inspeções zoosanitárias de animais suspeitos de zoonoses de interesse da saúde pública, coleta de material e diagnóstico para pesquisa de animais suspeito de zoonoses, adoção de medidas de bloqueio e vacinação para controle de zoonoses, como a vacina antirrábica; monitoramento de animal com diagnóstico suspeito para zoonoses, orientação técnico-sanitárias voltadas para a prevenção da disseminação de zoonoses, busca ativa e orientação referente a acidentes por animais peçonhentos.

P - O que não é de competência e nem tem amparo legal para ser realizado pelo órgão?

R - Atendimento clínico e cirúrgico de animais, recolhimento de animais de rua que não sejam suspeitos ou portadores de zoonoses de interesse para saúde pública, eliminação de animais que não seja portadores de zoonoses, atuar como abrigo ou apoiar qualquer tipo de abrigo na questão de bem-estar animal, receber animais por estarem velhos ou doentes que não seja por zoonoses.

A DCZADS também realizou, em 2021, as seguintes ações e intervenções:
47.993 animais entre cães e gatos vacinados contra a raiva, sendo: 40.626 animais vacinados no “Dia D”, que ocorreu dia 25/09/21;
1.565 animais vacinados nos atendimentos de rotina na própria divisão de zoonoses;
816 animais vacinados em atendimento a solicitação de tutores que têm mais de dez animais;
926 animais vacinados nos distritos do Baixo Madeira;
3.157 animais vacinados nos distritos do Médio e Alto Madeira;
903 animais vacinados em atendimento a abrigos voluntários e associações de moradores.
02 Inspeções Zoosanitárias;
01 Observação de animal agressor;
02 Coletas e remessas de amostras biológicas.
59 atendimentos e orientações ao público com ênfase em educação em saúde e sobre as competências da DCZADS.

A vacina antirrábica para cães e gatos está disponível o ano inteiro de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h no DCZADS, à avenida Mamoré, 1120, Bairro Cascalheira, próximo a Faculdade Uniron. Os contatos podem ser feitos pelo telefone funcional (069) 98473-6712.

A Divisão existe para colaborar com a saúde pública, visando exercer suas funções dentro dos regimentos e normas técnicas do SUS e Ministério da Saúde.


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho