imagem do corona vírus
Se apresentar sintomas leves de gripe como: tosse, coriza, dor de cabeça, ligue: 0800 647 5225

OPORTUNIDADEPrefeitura e Unir selecionam servidores municipais e acadêmicos para o PET-Saúde

17/Ago/2022 - 10:20

Projeto nacional reúne cerca de 1,2 mil instituições parceiras em todo o Brasil

Programa proporciona treinamento a futuros profissionais da saúdeAté o próximo dia 24 de agosto, estarão abertas as inscrições do processo seletivo para o Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde (PET-Saúde), uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e o Núcleo de Saúde (Nusau), da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

O objetivo é selecionar acadêmicos da Unir que estejam nos dois últimos períodos do curso, além de servidores da Semusa (para preceptores e tutores) que estejam interessados em participar do programa, cujo período de duração é de 12 meses, com bolsas remuneradas para os selecionados.

Responsável técnico pelo Eixo de Ensino e Pesquisa do Núcleo Gestor de Educação Permanente (Nugep) da Semusa, Marcure Antônio Miranda explica que os selecionados vão atuar em cinco cenários no âmbito do município, sendo um deles o próprio Nugep, no Departamento de Atenção Básica (DAB), Consultório de Rua (que atende pessoas em situação de rua), no Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPs AD).

“Só podem participar profissionais de saúde vinculados a esses pontos de atenção por parte do município e que sejam estatutários. Podem participar enfermeiros, odontólogos, médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros. Para preceptores são dois por serviços”, explicou Miranda.

Profissionais e estudantes de psicologia também podem participar

O PET-Saúde é um projeto nacional, com cerca de 1,2 mil instituições participando em todo o Brasil. “É uma proposta antiga do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Saúde e da Educação, para treinar estudantes dos últimos anos de graduação dentro de um cenário em que eles vão atuar, como se fosse um estágio remunerado dentro dessas áreas”, completou.

PRECEPTORES

Para essa categoria poderão participar, do processo seletivo, enfermeiros, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

TUTORES

Nesse grupo podem se inscrever profissionais de educação física, enfermeiros, médicos, psicólogos, quem estiver fazendo residência multiprofissional em saúde da família ou residência de medicina de família e comunidade, mestrado profissional em saúde da família ou mestrado de psicologia da Unir.

ACADÊMICOS

Já nesse caso, os interessados devem ser estudantes de educação física, enfermagem, medicina ou psicologia da Unir. Confira os editais.

Texto: Augusto Soares
Foto: Semusa e Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


logotipo da prefeitura de porto velho logotipo da prefeitura de porto velho