MODELO
Unidade de Vigilância em Zoonoses é referência no controle de doenças transmitidas por animais

15/Mar/2023 - 11:57

O prédio está localizado na avenida Mamoré, número 1120, bairro Três Marias

Equipes do DCV realizam o controle de prevenção das doençasA Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) cumpre o papel fundamental de proporcionar à população ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. É através da Semusa que os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) são fortalecidos. Além das unidades referências em atendimento médico e hospitalar, a secretaria também trabalha com o controle e prevenção de zoonoses, doenças transmitidas entre animais e humanos, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses.

Geisa Ribeiro, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), explica que muitos animais e mosquitos servem como veículos para a transmissão de doenças, e, consequentemente, acabam infectando os seres humanos.

“Quando falamos da Unidade de Vigilância em Zoonoses, falamos justamente da atribuição que o município tem de fazer a prevenção e o controle, bem como realizar ações e serviços voltados para impedir o surgimento, ou o avanço das doenças e os agravos causados por esses animais e vetores. Também é nosso papel investigar acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos”, esclarece a diretora.

Atualmente, cerca de 119 servidores trabalham na UVZ do município de Porto Velho e distritos. As ações são gerenciadas e realizadas por três divisões: Divisão de Controle de Vetores, Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos, e a Divisão de Pesquisa e Diagnósticos de Zoonoses e Entomologia.

CONTROLE DE VETORES (DCV)

Núcleo é responsável por gerenciar toda a parte de arbovirosesO núcleo é responsável por gerenciar toda a parte de arboviroses, doenças virais transmitidas pelos mosquitos, como dengue, malária, zika, chikungunya e febre amarela. As equipes do DCV realizam o controle de prevenção das doenças através de atividades de campo que buscam orientar e conscientizar a população, como por exemplo a borrifação de parede intradomiciliar, aplicação do fumacê, instalação de mosquiteiro impregnado para o controle da malária, além de ações de educação em saúde nas residências e escolas.

CONTROLE DE ZOONOSES (DCZADS)

O departamento desempenha, de forma permanente, ações de prevenção de zoonoses, e acompanha o risco de introdução das doenças em instituições públicas e/ou privadas que trabalham com animais, como consultórios, clínicas e hospitais veterinários, petshops, entidades de proteção animal, entre outros.

O DCZADS organiza ainda ações de educação em saúde e medidas preventivas para a população, como a vacinação antirrábica de cães e gatos, além de desenvolver estratégias para prevenção e controle das doenças causadas por animais domésticos e sinantrópicos (ratos, pombos, baratas, morcegos, escorpiões, mosquitos e etc), e acompanhar os acidentes causados por animais peçonhentos em Porto Velho.

PESQUISA E DIAGNÓSTICO (DPDZE)

O DPDZE faz a vigilância, prevenção e controle das zoonoses por meio do estudo e de pesquisas entomológicas para facilitar as ações de controle das doenças transmitidas por vetores. O núcleo acompanha regularmente a qualidade operacional dos equipamentos de aplicação de inseticidas e identifica espécies encontradas no meio urbano, como aranhas, escorpiões, moscas, morcegos e pulgas, entre outros. Também é papel do DPDZE garantir o desenvolvimento de ações contínuas para a pesquisa e encaminhamento de amostras de diagnóstico laboratorial para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen-RO).

A Unidade de Vigilância em Zoonoses está localizada na av. Mamoré, 1120, bairro Três Marias. A população que procura vacinação antirrábica pode ir até o local de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As portas também estão abertas para serviços envolvendo o aedes aegypti, como denúncias de criadouros ou solicitação de borrifação em residências.

Texto: Taís Botelho
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI