www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo

ATENDIMENTO MÉDICO
Serviços de saúde da mulher estão disponíveis na rede municipal de Porto Velho

23/Mar/2023 - 12:50

Do pré-natal à prevenção do câncer, o atendimento inicia nas unidades de saúde

UBS e USF são porta de entrada para atendimentos de saúde da mulherNo mês dedicado à saúde da mulher, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), destaca a importância do acompanhamento médico para o público feminino. Na capital, do pré-natal à prevenção do câncer de mama ou colo de útero, todos os serviços voltados para a saúde da mulher estão disponíveis na rede municipal, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) são referências e portas de entrada para toda a população.

As UBS e USF são unidades que compõem a atenção primária à saúde e representam o primeiro acesso da comunidade ao Sistema Único de Saúde (SUS). Esses locais realizam atendimentos de menor complexidade, como vacinação, pré-natal, acompanhamento médico e odontológico, programas de prevenção e promoção de doenças, e cuidados como o pré-natal e o planejamento familiar.

Em Porto Velho, 38 unidades básicas estão disponíveis nas zonas rural e urbana, e cada uma delas é responsável por uma área de cobertura, atendendo às demandas e as necessidades reais de saúde dos moradores que vivem em cada local.

Ana Emanuela, enfermeira e subgerente do Núcleo de Saúde da MulherA enfermeira e subgerente do núcleo de Saúde da Mulher da Semusa, Ana Emanuela, afirma que a atenção primária à saúde atua com uma visão macro, analisando a queixa da paciente, o contexto social em que ela está inserida, a sua realidade e os aspectos culturais.

“As unidades de saúde têm um papel importantíssimo na saúde da mulher, pois é lá onde deve ocorrer o primeiro contato dela com um profissional de saúde, as primeiras orientações e os encaminhamentos de forma responsável e direcionada para que o problema apresentado seja resolvido”, explica a enfermeira.

Aline Lima, gerente da Divisão de Apoio à Assistência Hospitalar da Semusa, ressalta que “é importante que as mulheres e que toda a população saibam que toda a base de atendimento do SUS é iniciada nas unidades de atenção primária. Caso haja necessidade de um atendimento especializado, por exemplo, o encaminhamento dos pacientes é feito pelas equipes das unidades de saúde”.

Centro de Referência da Saúde da MulherATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Após receber os primeiros cuidados na atenção primária, a mulher pode ser direcionada, ao depender da queixa, para o atendimento especializado na rede municipal. Em Porto Velho, o Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) é uma unidade especializada que oferece procedimentos de média complexidade e atende mulheres desde a adolescência ao climatério.

O local oferece ambulatórios de ginecologia, mastologia, cirurgia ginecológica, planejamento reprodutivo (com orientações sobre métodos contraceptivos como o diu, vasectomia e laqueadura), apoio e diagnóstico e laboratório de citologias. No mesmo prédio, funciona o Centro Integrado Materno Infantil, que realiza atendimento na especialidade pré-natal de alto risco, atendendo gestantes com algum fator de risco. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na rua Venezuela, 2356, ao lado da Maternidade Municipal Mãe Esperança.

As mulheres gestantes tem como referência o atendimento na Maternidade Municipal Mãe Esperança, preparada para receber atendimentos às urgências obstétricas, realização de partos, e atendimento de referência para vítimas de violência sexual, inclusive com aborto legal. A unidade atende com sistema de portas abertas, e está disponível 24h.

A rede municipal também conta com o Serviço de Atendimento Especializado, específico para o atendimento de pacientes que convivem com o vírus HIV. O SAE está localizado na rua Duque de Caxias, 1960, bairro São Cristóvão. O funcionamento é de segunda a sexta das 7h30 às 18h.

Texto: Taís Botelho
Foto: SMC e Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI