www.googletagmanager.com SEMUSA - Secretaria Municipal de Saúde Ir para conteúdo

ANTIRRÁBICA
Ação de vacinação no Bairro Novo imuniza mais de 600 animais contra a raiva

27/Mar/2024 - 09:07

Serviço foi ofertado em 12 condomínios da região

Foram seis dias de atuação por parte dos servidores da SemusaA campanha de vacinação antirrábica realizada pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), imunizou mais de 600 animais que vivem na região do residencial Bairro Novo. Foram seis dias de atuação por parte dos servidores da Semusa.

Segundo o gerente da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos (DCZADS), Edson Cruz, a ação foi realizada de forma estratégica na região, a fim de ampliar o serviço para a comunidade.

“Aquela região fica bem mais distante da nossa unidade principal de vacinação que é na sede da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos, então, todos os anos a Semusa realiza essa ação no Bairro Novo, com o objetivo principal de manter a cidade sem registros de casos de raiva. Nessa última atividade, 668 animais foram vacinados, um número positivo”, afirmou o gerente.

Ação foi realizada de forma estratégica na regiãoA metodologia de trabalho da ação itinerante foi atender dois condomínios por dia, totalizando 12 residenciais que receberam o serviço. Segundo o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite (inflamação que ocorre no cérebro) progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

A doença é transmitida quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado penetra no organismo através da pele ou de mucosas. Isso acontece por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura.

A vacinação antirrábica é a forma mais segura e eficaz de combater a doença. Em 2023, mais de 42 mil animais foram vacinados contra a raiva em toda a região de Porto Velho, zona urbana e rural.

Vacinação antirrábica é a forma mais segura e eficaz de combater a doençaÉ importante reforçar que, para receber a vacina, os animais devem estar sadios e precisam ter mais de três meses de vida. Essa imunização precisa ser atualizada anualmente.

SERVIÇO DE ROTINA

Em Porto Velho, além das ações itinerantes realizadas pela Semusa, a vacinação contra a raiva animal já faz parte da rotina da pasta de saúde. Para quem deseja vacinar seu cão ou gato, a imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Divisão de Controle de Zoonoses, localizada na av. Mamoré, n° 1120, bairro Cascalheira.

Através de um trailer, o serviço também é oferecido no Parque Circuito, localizado na avenida Lauro Sodré, 2983, zona Norte da cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta das 8h às 17h.

Outra estratégia da Divisão de Controle de Zoonoses em Animais Domésticos e Sinantrópicos é a oferta da vacinação na casa de tutores que possuem mais de dez animais. O serviço é disponibilizado mediante agendamento que pode ser feito via o contato: (69) 98473-6712.

Texto: Semusa
Foto: Semusa

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe nas redes:
Twitter Whatsapp

Utilizamos cookies em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI